
— Montadora entra no segmento top do mercado com o Cargo Extra Pesado. O preço (começa com R$ 260,9 mil) é competitivo.
A presença da Ford no mercado brasileiro de caminhões é antiga, tem mais de 50 anos, mas apesar de fazer parte da história, a marca nunca participou do segmento de extra pesado, o caminhão estradeiro, que leva a carga por esse Brasil afora. E logo o extra pesado, que aumenta cada vez mais as vendas e a participação no mercado total, na esteira do crescimento do agronegócio e da necessidade de usar a rodovia para a distribuição da produção.
Pois a partir de agora a Ford passa a disputar também esse segmento, que no ano passado movimentou a fortuna de R$ 11 bilhões e ficou com 25% do mercado. Neste ano vai movimentar R$ 14 bilhões e deverá beliscar uma fatia maior: 30%.
O Cargo Extra pesado, nas versões 4X2 2042 e 6X2 2842 é um projeto mundial, com desenho e engenharia desenvolvidos no Brasil e na Turquia e testado em oito países. Ele chega ao mercado com um diferencial no preço que deve balançar a concorrência: o modelo 2042, para 49 toneladas, vai custar R$ 260,9 mil e o 6X2, que carrega até 56 toneladas, R$ 294,9 mil.

Eu andei com esse pesadão no deserto de Atacama, norte do Chile, numa região árida e inóspita, na Rota CH 23, uma das dez estradas mais belas do mundo. De fato, a despeito da falta de água e da falta de uma vegetação vigorosa, a paisagem é lindíssima, especialmente na região do Salar do Atacama, onde as lagunas atraem bandos de Flamingo que buscam ali a sua alimentação e enfeitam a paisagem com sua plumagem branca e vermelha e vôos rasantes. Foram horas de viagem do oásis de São Pedro de Atacama, um vilarejo de 3,5 mil anos, em direção à região central do deserto. A região mantém a segunda maior reserva de lítio do mundo, material usado em baterias de computadores e celulares. A população local, que vive da exploração desse precioso metal, é em sua maioria formada por atacamenhos, mas também aimaras e incas, uma vez que o Império Inca dominou a região por mais de 80 anos nos séculos 15 e 16.

Se em toda a região o verde é uma raridade, mesmo no verão, no Salar do Atacama não há vida vegetal. A paisagem é de pedra e sal, formação resultante dos deslizamentos das cordilheiras dos Andes e do Dumeyko, um vale localizado a mais de dois mil metros de altitude e rodeado de vulcões, muitos deles ativos.
O frio do inverno ainda é intenso nessa época do ano, mas o sol da montanha bate forte durante todo o dia e exige o uso de protetor solar. O verde é raro na paisagem, exceção feita a um curto trecho de tamarugo, uma espécie exótica, plantada ali para alimentar as cabras e lhamas com suas sementes, usadas também para a produção de sorvetes e molhos para acompanhar carnes. A árvore resiste à falta de água, que só é absorvida pelas raízes através dos lençóis freáticos, pois não há precipitação, uma vez que o índice de umidade é de apenas 10 milímetros por ano, chegando a 5 milímetros em Quillagua, considerado o ponto mais seco do planeta. A água para consumo humano é captada por poços artesianos.

São Pedro de Atacama tem cinco mil habitantes, cresceu graças ao progresso verificado nos últimos anos, com a expansão do turismo. Meia dúzia de ruas estreitas, de terra, reúnem casas de artesanato, pequenas agências de turismo que promovem visitas ao Vale de La Luna, cafés e restaurantes, como o Las Delicias de Carmen, que serve um cozido chamado Patazka, prato típico feito com choclo (um milho branco e graúdo), batatas, carne de porco e de lhama.

Ah! sim, o caminhão: a Ford aposta no poder da marca, além do preço, para ganhar a preferência do consumidor. E preparou um programa de atendimento ao cliente que vai oferecer vários planos de manutenção. Aposta também no conforto que oferece ao motorista, com uma cabine leito e bancos confortáveis, em equipamentos e tecnologia, enfim, a empresa acha que o Cargo Extra Pesado vai dar ao caminhoneiro o prazer de dirigir, ele que passa boa parte da sua vida na cabine do pesadão.

O super motor da FPT, que pesa uma tonelada, tem 10,3 litros e 420 cavalos de potencia. Os dois tanques de diesel tem capacidade de 650 litros. A transmissão ZF é automática e tem 12 marchas.
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